Derrubando a tese reformista: "Mateus 19:9. É o Casamento um Concerto Vitalício?"

A tese reformista de como deve ser interpretado Mateus 19:9

Para eles o texto de Mateus 19:9 fala sobre noivos veja o que dizem:

"O ponto destacado: “não sendo por causa de prostituição”, na mente de muitos, parece deixar uma cláusula de exceção sob a qual poderia-se contrair novas núpcias. Ou seja, segundo esta passagem, se houver prostituição, o marido pode então deixar sua esposa e contrair um novo

casamento. Porém, devemos enfatizar que Jesus não estava referindo-se ao marido e a mulher legalmente casados e que construíram uma vida juntos, ou que viveram por determinado tempo..."

No referido estudo eles oferecem somente um significado para porneia como sendo Prostituição. Mas o dicionário bíblico não fornece somente essa tradução para a palavra porneia (πορνεια). Vejam quantos significados podem ter segundo o dicionário Strong:

☛ 4202 πορ νεια porneia de 4203; TDNT - 6:579,918; n f

1) relação sexual ilícita
1a) adultério, fornicação, homossexualidade, lesbianismo, relação sexual com animais etc.
1b) relação sexual com parentes próximos; Lv 18
1c) relação sexual com um homem ou mulher divorciada; Mc 10.11-12 2)

metáf. adoração de ídolos
2a) da impureza que se origina na idolatria, na qual se incorria ao comer sacrifícios oferecidos aos ídolos
Já  a palavra Moichea (μοιχεια) possui só uma tradução que é adultério.


☛ 3430 μοι χεα moicheia de 3431; TDNT - 4:729,605; n f 

1) adultério


----------------------------------------------------------------------------------------------------

Vejam a busca que fiz no dicionário Strong que qualquer um pode baixar pelo link abaixo:


http://www.mediafire.com/file/cl2arih3qu8ihrl/dicionario_biblico_strong.pdf



Como fazer a busca dentro do arquivo pdf:Para fazer uma busca por palavras dentro do pdf, aperte a tecla Ctrl e a letra f do teclado ao mesmo tempo. (Ctrl + f) vai abrir uma caixa de pesquisar do lado superior direito da tela onde você pode digitar a palavra porneia e clicar enter. A busca achará a palavra e seus significados e faça o mesmo com a palavra moichea.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois de citar somente um significado para a palavra porneia e citarem dois textos bíblicos chegam a brilhante conclusão de que mulheres e homens casados não se prostituem e que adultério só ocorre dentro do casamento. Leiam a conclusão deles:

"O Adultério, como todos sabem, ocorre entre pessoas casadas, já a prostituição, ..., ocorre entre pessoas solteiras. Portanto, o “não sendo por causa de prostituição (pornéia)” é uma cláusula de exceção para os solteiros, não para os casados. "


Será mesmo que só pessoas solteiras cometem prostituição? 

Vejamos no livro de Oséias:

Oséias se casa com uma prostituta
"...Disse, pois, o Senhor a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições,... Foi, pois, e tomou a Gômer, filha de Diblaim, e ela concebeu, e lhe deu um filho.Oséias 1:2, 3

A prostituição e adultério da mulher
"Dizei a vossos irmãos: Ami; e a vossas irmãs: Ruama. Contendei com vossa mãe, contendei, porque ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido; e desvie ela as suas prostituições da sua vista e os seus adultérios de entre os seus seios. Para que eu não a despoje, ficando ela nua, e a ponha como no dia em que nasceu, e a faça como um deserto, e a torne como uma terra seca, e a mate à sede; E não me compadeça de seus filhos, porque são filhos de prostituiçõesPorque sua mãe se prostituiu; aquela que os concebeu houve-se torpemente, porque diz: Irei atrás de meus amantes, que me dão o meu pão e a minha água, a minha lã e o meu linho, o meu óleo e as minhas bebidas.Oséias 2:1-5

A compra de uma mulher adúltera e a proibição de se prostituir
"E o SENHOR me disse: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo, contudo adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses, e amem os bolos de uvas. E comprei-a para mim por quinze peças de prata, e um ômer, e meio ômer de cevada; E ele lhe disse: Tu ficarás comigo muitos dias; não te prostituirás, nem serás de outro homem; assim também eu esperarei por ti.Oséias 3:1-3

Algumas conclusões acerca dos textos de Oséias;

1- Deus manda Oséias se casar com uma prostituta
2- Deus manda Oséias comprar essa mulher de volta
3- Há um paralelo entre a mulher de Oséias e o povo de Israel, que seria a esposa simbólica de Deus.

Vemos então nesses textos que a Bíblia não interpreta prostituição e adultério como os reformistas, já que atribui a mulher de Oséias e a Israel as duas palavras, simultaneamente. 


Podemos notar nos textos que Deus chama seus filhos de filhos da prostituição e acusa a mãe de prostituta e não de adúltera.

Em outra parte vemos Deus mandando Oséias comprar uma adúltera e depois a aconselha a não se prostituir. Por que? Os reformistas deviam dar sentido a essas passagens segundo suas interpretações fantasiosas. Como podem harmonizar esses textos com suas ideias, já que vemos os dois termos sendo usados para uma mulher casada?

E não é só no livro de Oséias que encontramos textos onde se atribui a mesma pessoa crimes de prostituição e adultério, mas no livro de Apocalipse vemos os dois termos sendo atribuídos a Babilônia, a mãe das meretrizes.  (Ver: Apocalipse 2:21-22; Apocalipse 17:2 e 5)

A tese do noivado-casamento

Para eles Maria e José eram casados quando Jesus foi concebido. Para eles o noivado no tempo bíblico era diferente de hoje e se a mulher se prostituísse enquanto noiva podia haver o divórcio. Vejam o que dizem: 


"Segundo o texto de Mateus 19:9, Jesus estava mostrando que, em caso de prostituição durante aquele noivado, era permitido ao já considerado marido repudiar sua já considerada mulher e se casar com quem desejasse."

Primeira coisa que se deve fazer ao estudar uma doutrina na Bíblia é ler todos os textos sobre o assunto. Então vamos ler todos eles no devido contexto.

Em Mateus 19:3-10 lemos:


"Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?

Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?

Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim. Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar."

Em Marcos 10:2-12 diz:

"E, aproximando-se dele os fariseus, perguntaram-lhe, tentando-o: É lícito ao homem repudiar sua mulher?

Mas ele, respondendo, disse-lhes: Que vos mandou Moisés?

E eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar.

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento;  Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo. E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera."



Em Mateus 5:32 vemos a mesma resposta de Marcos 19:9

"Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério."

Podemos ver nos textos lidos que Jesus não falava de pessoas noivas, pois os fariseus citam Moisés e não exite carta de divórcio no velho testamento para pessoas noivas e nunca existiu essa prática no tempo de Jesus, essa tese é fruto da imaginação fértil dos reformistas. Vejamos o  que Moisés diz sobre os passos para o divórcio no velho testamento:

Em Deuteronômio 24.1 lemos:"Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela achar coisa feia, ele lhe fará escrito de repúdio, e lho dará na sua mão, e a despedirá da sua casa".
22.


  - homem tinha que escrever uma carta.
  - O homem tinha que entregar essa carta na mão da mulher repudiada
  - Esse era o último passo. Tinha que expulsar de casa.

Agora vejamos o texto citado pelos reformistas sobre o suposto "divórcio" de José e Maria, os pais de Jesus.

"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;"
Mateus 1:18-20

Agora vamos fazer umas perguntinhas básicas aos reformistas.


 1 - Se José ia se divorciar de Maria por que ele pensou em deixar secretamente em vez de escrever carta de divorcio como diz em Deuteronômio 24:1? Lembrando que a Bíblia diz que ele era justo e não faria algo contra a lei, certo? 

 2 - Segundo os passos de Deuteronômio o marido tinha que despedir a esposa, mas como iam fazer isso se não moravam juntos como diz o texto acima?

 3 Se Jesus estava falando sobre noivado em Mateus 19:9, por que os discípulos  disseram que não convinha casar se fosse essa a condição apresentada por Jesus? E por que usaram a palavra casar em vez de noivar ou a que é usada no texto sobre José e Maria que diz que estavam "desposados"?

4 E a última pergunta que também foi feita no bloguinho do Cristiano e ele não soube responder. Onde está escrito na Bíblia que havia divórcio no noivado?

Vejam o print que tirei da pergunta e a resposta do Cristiano


Vejam o que ele diz: "É certo que a pergunta dos fariseus abordava o casamento legal."
🤔
Ora, se os fariseus estavam perguntando sobre o casamento legal, porque Jesus responderia sobre noivado???

Por fim apresento uma resposta ao senhor Cristiano Souza autor do blog "adventistas-reformistas" que pediu a um leitor que os questionou sobre o estudo como harmonizar o texto de Mateus 19:9 com Lucas 16:18?

Vou colocar aqui minha resposta, porque eles não me aceitam em suas páginas, grupos de estudo, blogs e etc.

Em Lucas, Jesus estava pregando e contando uma de suas parábolas e os fariseus zombaram dEle e Ele os respondeu e no meio dessa resposta aparece o texto de Lucas 16:18 falando do mesmo assunto de Mateus 19:9. Bem todos nós sabemos que os quatros evangelhos são as mesmas histórias contadas de forma diferentes, então é simples deduzir que Lucas não dá importância a clausula de exceção que vemos em Mateus porque ele não presenciou o fato narrado como Mateus.

Temos que lembrar que Mateus foi discípulo de Jesus e Lucas foi discípulo de Paulo que não viu ou presenciou essa história. O que temos aqui são duas pessoas em contextos diferentes contando a mesma narrativa. Um que presenciou o fato e o outro que ouviu relatos de terceiros, por isso a falta de mais detalhes que vemos em Mateus 19:9. Agora qual é mais confiável? Mateus que estava lá ou Lucas que ouviu o relato de terceiros?

Um resumo das mentiras detectadas e derrubadas nesse estudo:

 1ª Mentira: porneia só pode ser traduzida por prostituição.
 2ª Mentira: Jesus estava se referindo a pessoas noivas.
 3ª Mentira: Mulheres e Homens casados não se prostituem.
 4ª Mentira: Não é possível harmonizar Lucas com Mateus fora da interpretação reformista.

Boas referências para estudo sobre o tema:

 http://antigotestamento-shemaisrael.blogspot.com.br/2012/04/divorcio-e-o-sentido-de-porneia-na.html
http://alencarkuhn.blogspot.com.br/2015/01/moicheia-e-porneia.html
➽ http://www.adventistas.xpg.com.br/2.html
➽ http://cristisantana.blogspot.com.br/2013/11/divorcio-e-novo-casamento-segundo-os.html
➽ http://centrowhite.org.br/pesquisa/artigos/jesus-o-divorcio-e-o-novo-casamento-em-mateus-19/
➽ http://rinaldoeapalavra.blogspot.com.br/2013/05/o-divorcio-no-antigo-testamento.html


18 comentários:

  1. Formidável. Isso é chamo de estudo bíblico que contextualiza a Torah, os profetas e a Aliança Renovada. Parabéns irmã Silvana. Em tempos, a Torah é clara, quando um homem repudia sua mulher e ela se casa com outro, ele nunca mais poderá se casar com ela sem cometer abominação. Na reforma, devido as leis humanas criadas para substituir as do Eterno, não é invulgar o "recasamento" do marido com a mulher que se casou com outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gilnei! Levei um dia escrevendo e lendo sobre o tema e claro com a ajuda de Deus me lembrando dos textos. Fico feliz que gostou!

      Excluir
    2. Silvana gostei de sua matéria, contudo ainda imagino que algo quero agregar ao tema. Sou Adventista do Sétimo Dia, e notei que quando os discípulos disseram, se é assim não convém casar, você notou qual foi a resposta de Jesus? Primeiro que os discípulos voltaram ao tema quando já estavam distantes dos fariseus em casa. Marcos 10:10 10 "E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo".
      Marcos não dá mais detalhes sobre o caso que quero comentar, mas Mateus 19:10,11 da mais detalhes, "Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar. Para os discípulos existia dificuldades na relação a dois que poderia levar ao divorcio, e não apenas o adultério.
      Depois do questionamento dos discípulos Jesus deixa claro que a forma da resposta apresentada por Jesus era estrita a um grupo especifico, "fariseus" Ele, porém, lhes disse: "Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido. Mateus 9:10,11 Os fariseus deixavam suas mulheres por motivos fúteis, deveriam ser intragáveis no dia convívio com suas esposas, assim para que casar com outra uma vez que faria o mesmo com a outra, e segundo meu entendimento, somente pessoas com o caráter como estes ouvintes deveria apresentar a resposta como foi apresentada por Jesus, "mas só aqueles a quem foi concedido" Somente no caso de pessoas com os característico de um fariseu. Eu creio que veio a mente dos discípulos alguns casos que quero citar uma vez que isto ocorria no meio do povo. Caso de loucura de uma das partes, inviabilizando a vida normal do casal e dos filhos, creio que nesta situação poderia se viabilizar um novo casamento, ainda que o cônjuge casado novamente cuidasse da parte enferma. Existia também doenças que desabilitava as pessoas para atividades com a família, e com o cônjuge, e acredito que foi isto que levou os discípulos as dizerem "que não convinha casar" uma vez que em alguns lugares era comum a família desestruturar por falta de condição de um dos cônjuges administrar a casa por causas de doenças ou problema transtorno tido como incurável na maioria dos casos. É claro os fariseus se casavam e separavam como trocar de camisa, estes sim, deveriam se separar somente em caso de adultério, assim como os que conseguiam se conter como no caso dos Eunucos apresentado em seguida. Eu não consigo entender que Jesus chama todos que se separam como duros de coração, mas sim aqueles a quem tinha característico dos fariseus em todos os tempos da história. Eu nunca se casei, fui obreiro reformista, e sou adventista a 33 anos com 53 anos de idade e nunca se casei, apesar de estar com o mesmo marcado. Mas se eu estivesse jundo com Jesus naquela ocasião eu também diria, não convêm se casar se for desta forma.
      Eu creio que quando Jesus disse que Moises permitiu a carta de divorcio por causa da dureza do coração, Ele estava afirmando, que Moises foi misericordioso com um grupo tão difícil de lidar. Mas que somente a este grupo deveria apresentar este assunto de forma inflexível, ou objetiva. Obrigado por ter visitado o meu blog. http://adventmedidas.blogspot.com.br/ Contato. jjcordeluz@hotmail.com

      Excluir
  2. boa tarde.... acho que agir de má fé, principalmente por alguém que se diz ex reformista (((ou seja se é ex reformista é claro que agiu de má fé..( silvana abreu)...pois que finge crer que nós temos como regra mateus 19 como se aplicando a nao casados...)))
    ...ou do contrário nunca fostes uma reformista...
    pois não é a nossa crença que mt 19 se aplique a pessoas nao casadas...
    vc pega as palavras que são opinião particular...
    e as aplica como se fosse regra da C.G nossa...
    eu pergunto ..
    ..tens prova de que cremos assim ?....
    ou agistes de má fé ?....podes responder clara e objetivamente sem filosofar por gentileza ?..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Eu tenho provas de que essa é uma das interpretações oficiais da igreja da Reforma. Esse estudo feito pelo Cristiano Souza foi retirado do estudo número 8 do livro "A mensagem de Deus ao povo do advento", conhece? Se não pergunte a qualquer pastor ou obreiro da reforma que ele te mostrará. Se quiser pode também baixá-lo na página de download de livros no meu blog.

      Excluir
    2. No livro "Ide e Ensinai - Estudos bíblicos", organizados por Olmício N. Freitas do departamento de evangelismo da UNISUL, na página 207 o autor repete os mesmos argumentos usados pelo Cristiano sobre porneia e moicheia. E lá também repetem a ideia de que os textos de Mateus 19:9 são referentes a pessoas não casadas. Leia lá.

      Excluir
  3. nós reformistas temos mateus 19 todo como se referindo a pessoas casadas,
    e vc se baseou na opinião de um de nós ao invéz de se basear na doutrina dos asd-mr para refuta-la...
    fês de má fé ou propositalmente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você é que não conhece bem a sua religião e nem qual interpretação oficial tem a CG do movimento de reforma. Eu tenho o livro oficial de doutrinas, tenho o livro da história da reforma e vários outros. Eu refutei uma das interpretações "oficiais" do MR. No livro que citei tem mais de 3 interpretações diferentes para Mateus 19:9, e posso refutá-las uma a uma. Só o fato da sua igreja ter mais de uma interpretação para um mesmo textoo já derruba sua veracidade, pois a verdade é uma só e não 3 ou 4 versões diferentes dela. Isso para mim se chama mentira. Fora que o autor do estudo chama Ellen White de falsa profeta no livro, pois ela interpretava esses textos como a igreja Adventista interpreta hoje.

      Excluir
    2. Caríssimo nasci em 1962, filho de pais reformistas econvivi com os reformistas de ambas as casas, a chamada Igreja Adventista da Reforma cujo registro provisório data de abril de 1949 e o o definitivo de 1952 e a chamada Sociedade Missionária Internacional cujo registro de União saiu em 1919 e o de Conferência Geral em 1927. Nessa última cheguei ao pastorado, fui presidente da Asocciação portuguesa e dlegado à Conferência Geral em 1993. Acho que o amigo está fazendo de um pingo uma letra, e mais do que isso, que está ignorando a história e a teologia de ambas as organizações reformistas, que para saírem do apuro, sempre disseram que pornéia é um ato sexual cometido por solteiros, e que marido e mulher, podem dissolver o casamento, se constantado com provas de que o parceiro o enganou quanto à pureza virginal. Esse seria, segundo os "teólogos" reformistas o único caso em que eu posso me divorciar da minha esposa, isso é, se eu alegar que ela perdeu a virgindade antes de casas e não me contou. Só nese caso, eu poderia me divorciar dela e casar com outra mulher. Noutreos casos, se eu chegar em casa, Adonay não permita, e ver minha mulher com outro homem, na minha cama, e eu me divorciar dela e ousar casar com outra, me torno adúltero. Doutra sorte, se minha esposa, me flagrasse em adultério, ainda que fosse com um macho, Elohim não queira, e ela ousar se divorciar e casar com outro torna-se adúltera e ré de condenação eterna, a menos que volte a me aceitar de volta. Naturalmente é uma interpretação tão grosseira que eu entendo seu choque. Mas no caso, não é a Silvana que está inventando, ela tem se revelado uma excelente historiadora do reformismo, embora por vezes eu discorde se seu enfoque. É o meu caro amigo que precisa conhecer a sua igreja e o seu doutrinal. Shalom.

      Excluir
  4. O estudo proposto por mim com base em Mateus 19:9 é apenas uma possibilidade para a explicação do texto. Existem outras aplicações possíveis em nossa literatura oficial e que será postado em meu blog em breve. O que não existe de forma nenhuma, é a aplicação que a igreja Adventista faz de Mateus 19, contrariando muitos outros textos claros da inspiração com o propósito de se justificar atos contrários ao sétimo mandamento. Em breve traremos mais algumas considerações. Não tirem conclusões precipitadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preocupa não Cristiano, para todos suas teorias nós temos as refutações. Não tem nenhuma doutrina ou explicação que os reformistas inventaram que eu não conheça e tenha sua refutação Bíblica e no Espírito de Profecia. Estou esperando ansiosamente as outras ideias mirabolantes.

      Excluir
    2. Caro Cristiano. Yeshua, a quem chamais de Jesus, declarou que aquele que olha para uma mulher com intenção impura comete adultério. Um teste e tanto, que nos transforma a todos nós homens, culpados de adultério. Você se lembra de alguma vez que a IASD-MR ou sua congênere a IASD-MR SMI jamais tenham excluído um homem por confessar haver tido um desejo lascívio em relação a uma mulher que não seja a sua (evidentemente casada porque é a isso que o texto se refere)? Curioso não é? A Igreja supostamente tão pura que exclui os que considera adúlteros por que se casaram legalmente, depois da traição do conjuge, nem sonha em fazer uma purga de seus homens que tiveram ou tem desejos impuros em relação á mulher do próximo. Julgamentos tolos por ideologias tolas e por desejo de ser visto pelos homens como o ministério livre de pecado.

      Excluir
    3. Quando o Cristiano vem com as verduras para fazer a sopa de misturas teológicas dele, nós já estamos 3 passos à frente. Já conheço as novas interpretações que ele dá e já preparei a refutação. Ele e Edberg tem tentado achar respostas para esse assunto, sem sucesso. Também já fiz algumas perguntas a Cristiano, inclusive num vídeo dele no youtube, todas sem resposta. O que ele fez foi me atacar de maneira pessoal e falou mal de meu pai (Angelo Gabriel) que nem estava na história. Lamentável.

      Excluir
  5. Muito interessante seus conteúdos, gostaria muito de ver mais post. sobre esses assunto, aprendi muito com seus ensinamentos está de acordo com a Bíblia. esses postagem fazem alguns anos e mesmo assim ajuda muitas pessoas a tirarem dúvidas, gostaria de saber se Silvana continua firme na fé.

    E sobre o link cima não aparece o conteúdo da tradução. Eu tabem já tentei em outras fontes, mas sem êxito. Significado de ( porneia )
    Obg por esclarecer no seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou postar mais sobre a reforma, mas por enquanto estou ocupada com outras coisas. E sim estou firme na fé graças a Deus!

      Quanto ao link eu já arrumei e você pode fazer o download do pdf clicando no link que coloquei no lugar do outro que não estava funcionando mais.

      Excluir
  6. Respostas
    1. A Bíblia se explica sozinha. Nunca se deve isolar textos e tirá-los do contexto. Não é assim que se encontra a verdade, mas esse é o método dos sofistas. Quer ser nércio? Continue isolando textos sem examinar tudo que a Bíblia fala sobre o tema. Quer achar a verdade? Faça como eu e reúna todos os textos sobre o mesmo assunto e depois faça sua interpretação. A explicação está ai, aceita se quiser.

      Excluir
  7. Silvana, Eleazar todos são falastrões

    ResponderExcluir

Ao fazer seu comentário lembre-se de falar sobre o tema da postagem e não coloque endereços de outros sites e blogs. Não publico comentários que não estejam de acordo com as regras.