Livro: Os Adventistas da Reforma de Helmut H. Kramer

Download do livro "Os Adventistas da Reforma" grátis para todos os interessados em saber o por que um reformista de berço depois de vinte anos de ministério saiu do movimento de reforma e passou para a igreja adventista do Sétimo Dia.

Helmut H. Kramer foi pastor na igreja da reforma e conta sua história, quem são os reformistas, qual sua origem e história e quais doutrinas são divergentes dos adventistas do sétimo dia.

                                                                                                                                                          Estas e outras questões são respondidas nesta obra por quem conhece por dentro o Movimento da Reforma. O autor, nasceu, cresceu, e serviu 20 anos nessa igreja como colportor-evangelista, pastor e administrador e sabe como ninguém quem são os reformistas de 1914.
  
E foi por causa desse livro que Alfons Balbach escreveu o livro "A Reforma Profetizada" que é um livro para rebater esse do pastor Kramer, mas que fica muito aquém de ser convincente e sinceramente me deixou com mais dúvidas depois que eu li do que me esclareceu alguma coisa.

34 comentários:

  1. boa tarde irmã silvana, que bom que vc postou esse livro do pastor kramer realmente ele é ótimo, se possivel gostaria de ter seu contato para compartilharmos alguns materiais extras.e parabéns por manter seu blog sempre atrativo e cheio de novidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do meu blog e meu e-mail de contado é silvanabreu@gmail.com e tenho também facebook e twitter se quiser me add está na página CONTATO lá em cima.

      Excluir
  2. um pastor que pertenceu a SMI falando sobre a reforma de 1914? engraçado se ele nunca pertenceu a nossa igreja e viveu em uma igreja separada do verdadeiro mov de reforma.
    ele falar absolutamente nada do mov de reforma de 1914, alias falando sobre algumas biografias que vc postou vc acha que não houveram apostasias no seio da IASD? claro que houveram e sobre pretensa revelação da bíblia. diversos e diversos e sempre haverão
    Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! Mateus 18:7
    so aqui em minha cidade no tempo em que pertencia-mos a IASD vieram pastores que haviam passado para assembléia de Deus e escreveram livros com referencias bíblicas contra o sábado,EGW,o santuário e etc...
    conheço minha igreja e agradeço todos os dias ao meu Pai celestial por ter conhecido essa verdade, por ter visto em Deus um Pai amoroso, e não um interesseiro. o evangélho genuíno transformou minha vida.,
    nossos pastores são atenciosos,carinhosos obreiros, um ministério preocupado com nosso crescimento espiritual! não sei sobre o SMI mas o autor deste livro passou anos luz do movimento de reforma!!!
    e hj o referido autor cre em uma crença totalmente fora das doutrinas originais(uma vez salvo,salvo para sempre),engraçado porque o PR.mark finley condenou esta crença em seu livro "estudando juntos" mas o pastor kramer afirma na pag 3 quarto parágrafo,capitulo entitulado "do Sinai ao calvário", onde afirma que teve que aceitar tal doutrina!
    babilônia quer dizer o que mesmo?? a lembrei.... confusão
    e tem gente coando o mosquito e engolindo o camelo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora você se esconde atrás do texto de Mateus??? Em outro post você falou de todos os crimes que são cometidos na ASD e agora vem aqui nesse e usa um texto para defender sua igreja, por quê? Quem disse que esse texto só serve para a igreja da reforma e não para a ASD?

      Quanto a igreja adventista ser babilônia, Ellen White fala sobre isso:

      "O Senhor não vos deu uma mensagem para chamar os adventistas do sétimo dia Babilônia, e chamar o povo de Deus a sair dela. Todas as razões que possais apresentar não podem, quanto a mim, ter peso nesse assunto, porque o Senhor me deu decisivo esclarecimento em oposição a tal mensagem.

      Sei que o Senhor ama Sua igreja. Ela não deve ser desorganizada ou esfacelada em átomos independentes. Não há nisto a mínima coerência; não existe a mínima evidência de que tal coisa venha a se dar." Mensagens Escolhidas, vol. 2, págs. 63, 68 e 69.


      “Tomais passagens dos Testemunhos que falam do fim do tempo da graça, da sacudidura do povo de Deus, e falais da saída dentre esse povo de um outro povo mais puro, santo, que surgirá. Ora, tudo isso agrada ao inimigo. ... Aceitassem muitos os pontos de vista que avançais, e falassem e agissem baseados nisso, e veríamos uma das maiores exibições de fanatismo jamais testemunhadas entre os adventistas do sétimo dia. Isso é o que Satanás quer. Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 179.

      Digo-vos, meus irmãos, que o Senhor tem um corpo organizado por cujo intermédio Ele irá operar. ... Quando alguém se afasta do corpo organizado do povo que observa os mandamentos de Deus, quando começa a pesar a Igreja em suas balanças humanas e a acusá-la, podeis saber que Deus não o está dirigindo. Ele se encontra no caminho errado.” Mensagens Escolhidas, vol. 3, págs. 17 e 18.

      “... deste mundo, eles formam um falso esquadrão, virando as armas de guerra contra a igreja militante, tende medo deles. Não possuem as credenciais divinas. Deus não lhes deu tal responsabilidade no trabalho. Eles desejam derrubar aquilo que Deus deseja restaurar pela mensagem de Laodicéia. Ele só fere para poder curar e não para fazer perecer. O Senhor não confere a nenhum homem uma mensagem que desanimará e desalentará a igreja. Ele reprova, censura, castiga; mas é apenas para poder restaurar e aprovar afinal. Quanto se alegrou meu coração com o relatório da Associação Geral de que muitos corações foram abrandados e conquistados, que muitos fizeram humildes confissões, e removeram da porta do coração o entulho que conserva fora o Salvador! Que alegria tive ao saber que muitos deram as boas-vindas a Jesus como hóspede permanente! Como é que estes folhetos que denunciam a Igreja Adventista do Sétimo Dia como Babilônia se espalharam por toda a parte, no mesmo tempo em que a igreja estava recebendo o derramamento do Espírito de Deus? Como é que os homens podem ser tão enganados que imaginem consistir o alto clamor em retirar o povo de Deus da comunhão de uma igreja que está desfrutando um período de refrigério? Oh, que essas pessoas enganadas entrem na corrente, e recebam a bênção e sejam dotadas do poder do Alto! Testemunhos Para Ministros, págs. 19-23.

      “O inimigo das almas tem procurado introduzir a suposição de que uma grande reforma devia efetuar-se entre os adventistas do sétimo dia, e que essa reforma consistiria em renunciar às doutrinas que se erguem como pilares de nossa fé, e empenhar-se num processo de reorganização. Se tal reforma se efetuasse, qual seria o resultado? Seriam rejeitados os princípios da verdade, que Deus em Sua sabedoria concedeu à igreja remanescente. Nossa religião seria alterada. Os princípios fundamentais que têm sustido a obra neste últimos cinqüenta anos, seriam tidos na conta de erros. Estabelecer-se-ia uma nova organização.” Mensagens Escolhidas - Volume 1, pág. 204.

      Excluir
  3. aquela gravura no artigo "os reformistas" coroa outra denominação e não a IASD MR!!!! como falei anteriormente junte tosdos os problemas da reforma não chegam aos pés da IASD!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui não é lugar para estudos sobre a guerra. Esse assunto está em outro post, favor resumir seus argumentos contra e não postar estudos distorcidos da reforma aqui novamente.

      Quanto aos pastores amorosos na reforma, eles serão até quando você falar a o que eles falam, no dia que questionar suas ideias você verá o que realmente eles são.

      Quanto ao autor ter pertencido a SMI, isso não faz diferença, pois as duas já tentaram se unir duas vezes, uma em 1967 e outra em 1992 e em todas as duas não se uniram por medo de perderem o poder tanto de um lado quanto do outro lado. Os seus pastores só pensam em dinheiro e dominar sobre o povo. As doutrinas das duas são iguais e as concepções também.

      Excluir
  4. Deixe de fazer acusações sem provas! O autor não crê nessa doutrina de uma vez salvo, salvo para sempre. No mínimo quem disse isso para você foi um pastor desinformado e enganador da reforma, pois eles trabalham dessa maneira, inventando heresias que não existem para colocar medo nos membros para não lerem os livros que vão leva-los a verdade.

    Para começar o livro começa sua numeração a partir da página 7 e o capítulo do Sinai ao Calvário é o 4º e começa na página 65. Você é tão fraco, que nem sabe onde está o texto "herege"... hehhehe...

    ResponderExcluir
  5. Quem precisa de Livro sobre igrejas ou movimentos quando a própria IASD mostra-se muito infiel aos princípios que lhe foram confiados. Uma igreja que abandonou 90% das doutrinas antes ensinadas... Abram os olhos... A verdade está com o povo que a conservou, o Movimento de reforma, e não com os IASD que pregam mas não vivem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz o favor de provar que a iasd abandonou 90% de suas doutrinas com provas documentais. Se não der conta, o que é provável, então é melhor ficar calado do que sair escrevendo mentiras e acusando o que não pode provar, pois isso é transgressão do nono mandamento!

      Excluir
  6. Oi Silvana o irmão Cristiano erro quando disse que os ASD abandonou 90% das doutrinas antes ensinadas. Não são 90% e sim 100%. Leia com atenção as provas :

    “Porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos.”(TG 2:10)
    “Um dos marcos desta mensagem era o templo de Deus, visto no Céu por Seu povo que ama a verdade, e a arca, que contém a lei de Deus. A luz do sábado do quarto mandamento lançava os seus fortes raios no caminho dos transgressores da lei de Deus. A não-imortalidade dos ímpios é um marco antigo. Não consigo lembrar-me de alguma outra coisa que possa ser colocado na categoria dos velhos marcos.”
    (EF- pg40)
    “Agora é o tempo em que devemos ligar-nos intimamente a Deus, para que sejamos escondidos quando for derramado sobre os filhos dos homens o ímpeto de Sua ira. Temo-nos afastado dos marcos antigos. Voltemos. Se o Senhor for Deus, servi-O; se Baal, servi-o. De que lado vos colocareis?” {TS2 pg-32}

    “O Senhor concedeu grandes bênçãos a Sua igreja. A justiça exige que ela devolva esses talentos com juros. Como aumentaram os tesouros da verdade confiados a sua guarda, aumentaram também suas obrigações. Mas em vez de desenvolver esses dons e avançar rumo da perfeição, ela volveu atrás daquilo que alcançara em sua experiência anterior. A mudança em seu estado espiritual processou-se gradualmente, e quase imperceptivelmente. Ao começar a buscar o louvor e amizade do mundo, sua fé diminuiu, seu zelo enlanguesceu, sua fervorosa devoção cedeu lugar à formalidade morta. Cada passo rumo do mundo, foi um passo para mais longe de Deus.”
    (TS v2-pg 82)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico encabulada com a falta de desconfiômetro da sua parte. Como pode usar esses textos de Ellen White para provar que a igreja adventista abandonou os marcos antigos? Cadê o livro onde a igreja fala que é errado guardar o sábado ou mesmo que crê em vida após a morte? O mais interessante ainda é quando se mostra os textos que Ellen escreveu falando que em caso de adultério se pode casar de novo e ai vocês reformistas piram e tem o desplante de dizer que ela não foi inspirada por Deus quando disse isso. Vocês creem na Bíblia e em EGW quando convém e não é assim que se dever viver o cristianismo. A nossa palavra de sim, sim ou não, não e não talvez quando poem os escritos de Ellen como inspirados quando acham conveniente.

      Excluir
  7. oi Silvana porque você pergunta Cadê o livro, se você esta com o livro do pastor Helmut H. Kramer na mão. É só ler a pagina 25 e você vai ver a posição da igreja ASD quanto a lei de Deus.O livro "Administração Da Igreja Orientações e Instruções" na pagina 135,136 a Igreja libera o casamento de pessoas amigadas. Logo passarei pra você o nome do livo que ensina a faze macumba, da "Casa Publicadora Brasileira"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arismar vai estudar e ler direito as coisas. Eu perguntei sobre o sábado e sobre vida após a morte e no livro fala sobre a guerra, a página que citou não fala sobre as doutrinas que Ellen disse ser marcos antigos. Vai assistir meus videos sobre a guerra que eu postei no blog ou olha lá no meu canal do youtube e verá a verdade sobre a guerra e o que a reforma fez na segunda guerra na Romênia. No video eu provo tudo com os próprios livros da sua querida reforma.

      Excluir
  8. Olá irmã Silvana,
    sou Adventista do 7º Dia. Você é inteligente e seu blog possui um bom conteúdo. Continue fazendo esse bom trabalho de defender o povo remanescente de Deus. Só quero ressaltar que Jesus veio trazer espada, mas suas palavras eram sempre carregadas de amor e compaixão, e não, meramente, com espírito de debate. Siga por este caminho e você ter melhores resultados. Se não puder convece-los tenha ao menos o respeito deles. O Senhor é contigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jociele Lopes, concordo com você contenda não é de DEUS,mais não posso crer que é certo batizar pessoas amigadas.No Livro da casa publicadora brasileira"Administração Da Igreja Orientações e Instruções" na pagina 135,136 a Igreja libera o batismo de pessoas amigadas.e vemos isto em todos os lugares.é Igreja remanescente? AP 22:15. Fique na paz de Cisto.

      Excluir
    2. Arismar que livro é esse? Na loja da casa não existe para vender e nunca ouvi falar. Deixa de ser mentiroso, pois no céu não entra esse tipo de gente. Para quem quiser conferir no site da casa publicadora vai o link com a busca que fiz com o nome que ele citou.

      https://www.cpb.com.br/?cmdPage=busca

      Pessoa que fala a verdade prova com imagens o que diz!

      Excluir
    3. Jociele, toma cuidado, pois essa raça de pessoas tem que ser mais dura mesmo, pois amam a mentira e o engano, como pode ver o que disse o Arismar. O livro nem existe e muito menos o que ele diz está escrito nele, pois na prática nunca vi uma pessoa amigada na igreja Adventista. Se fosse verdade isso teriam batizado minha cunhada que é amigada e frequenta a igreja, mas pelo contrário, estão esperando ela legalizar a vida. Mas eu sei e posso te dar o nome, endereço de pessoas amigadas que eram membros da igreja da reforma em Goiânia-Goiás e também testemunhas que conhecem o caso para te confirmar que quem batiza gente amigada é a reforma e não a igreja adventista.

      MENTIROSO NÃO ENTRA NO CÉU!

      Excluir
  9. Silvana não perca a cabeça ,seja humilde, como pode me chamar de mentiroso se dei a fonte.este livro foi organizado pelo Pr Orlando G. Pinho.este livro foi escrito só para oficias da obra .pergunte para seu pastor que fala verde, pois sei que ele tem .não falo mais com você é perca de tempo ,Tito 3:10.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inventar mentiras e citar fontes é fácil. Quero imagens, quero provas de que essas palavras existem em um livro de verdade, pois na prática não existe batismo de amigado, como eu vi na reforma.

      Excluir
    2. Então clique no link a seguir e verás a foto do livro!!
      http://static.estantevirtual.com.br/imagens/capas/64a178580ed2bb74a5b5e05f6c121ce94e9737d9.jpg

      Excluir
    3. Não vi o texto, somente uma capa de livro e isso não prova que o texto existe. Mas eu vou comprar o livro, pois achei-o no site da estante virtual e custa 64,80. Ele deve chegar para mim em uns 20 dias ai eu vou postar no blog a página que você citou e provarei que você está errado como sempre.

      Excluir
  10. SIVANA DESSE,Ele deve chegar para mim em uns 20 dias ai eu vou postar no blog a página que você citou e provarei que você está errado como sempre. ARISMAR pergunta, então quando vai tostar?,parece que quem mente não sou eu............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro chegou a algum tempo, mas como estou trabalhando o dia todo me esqueci dessa história. Mas postei no meu g+ as imagens para que possa ver que quem mente aqui é outra pessoa!

      O caso é que havia uma exceção em caso de um dos conjugues já terem se casado mas não havia possibilidade de divorcio e assim a nova família não poderem regularizar seu caso na justiça.

      A reforma enfrentou algum tempo atrás um impasse e assim perdeu mais de 100 membros na África por causa de não terem cláusulas de exceção em suas doutrinas. Houve vários africanos que queriam se batizar na reforma mas não eram casados no civil e não tinham dinheiro para isso, então a reforma em vez de pagar esses casamentos ou fazerem uma clausula de exceção perdeu e deixou sem batismo centenas de africanos. Ou seja, se a reforma for a única igreja verdadeira que tem a legitimidade de batizar, os pobres coitados estão todos perdidos porque sem batismo não há remissão dos pecados. Mas graças a Deus a igreja adventista não tem o estado como autoridade maior para decidir a salvação das pessoas e nem bota num papel emitido pelo governo importância tal que possa impedir o batismo de uma alma sincera. Eu louvo a Deus por essa igreja que é humana e que sabe analisar cada caso e que põe em Deus a maior autoridade para dizer quem está ou não apito ao batismo.

      Excluir
    2. *o certo é apto e não apito como escrevi anteriormente.

      Excluir
  11. Silvana Cristo perdeu muitos discípulos por defender a verdade. João,6:66 “Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. 6:67 Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? 6:68 Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós”? Tu tens as palavras da vida eterna.
    DN 392, “O louvor e a lisonja lhes seria agradável ao ouvido; a verdade, porém, é mal recebida; não a podem ouvir. Quando as turbas seguem, e as multidões são alimentadas, e se ouvem os gritos de triunfo, sua voz eleva-se em louvor; mas quando o Espírito de Deus lhes revela o pecado, e os convida a deixá-lo, volvem as costas à verdade e não mais andam com Jesus”.
    TSM 334, “Se, porém, os pecados do povo são passados por alto por aqueles que se acham em posições de responsabilidade, o desagrado de Deus estará sobre eles, e Seu povo, como um corpo, será responsável por esses pecados. No trato do Senhor com Seu povo no passado, Ele mostra a necessidade de purificar a igreja de erros. Um pecador pode difundir trevas que excluam a luz de Deus de toda a congregação”. TM,310, “Depois de terdes feito tudo quanto vos foi possível, e eles revelarem ter compreendido o que significam a conversão e o batismo, e estarem verdadeiramente convertidos, deixai que se batizem. Mas, repito, disponde-vos de antemão a agir como pastores fiéis em guiar-lhes os inexperientes pés no caminho estreito da obediência”. TM 128 “O preparo para o batismo é um assunto que deve ser cuidadosamente estudado. Os novos conversos à verdade devem ser fielmente instruídos no positivo "Assim diz o Senhor". A Palavra de Deus deve-lhes ser lida e explicada ponto por ponto”. “A prova do discipulado não é exercida tão intimamente como devia ser sobre os que se apresentam para o batismo. ... Ao darem evidência de que compreendem plenamente sua posição, devem ser aceitos”. Testemunhos Para Ministros, pág. 128.
    COLOSSENSES 2:12 “Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos”. Então como vemos deve ser Sepultados homem para o pecado, mais na Igreja asd, desse um fornicário e levanta outro.
    ( pornéia)Fonicação:Relação sexual ilícita por parte de uma pessoa não casada.
    APC 21: 8 - Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
    Silvana porque no ponto (c) o Homem pode ser batizado e não pode ser diácono?.
    E a onde está escrito que Deus deu cláusulas de exceção para alguém vivendo em pecado poder ser batizado e continuar em pecado?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo visto você não leu todo o texto que postei do livro. Vai lá e lê o texto do livro e veja se tem algum caso de fornicação por lá. A única exceção é para os que não conseguirem o divórcio na justiça do mundo por alguma razão extraordinária.

      Agora querer dizer que o casamento no civil é lei para determinar se alguém está em pecado é bem ingenuo, pois Adão, Noé, Abraão, Davi e etc nenhum foi casado no civil. No tempo bíblico só existia casamento religioso. Somente os sacerdotes podiam dizer que alguém estava casado ou não.

      Excluir

  12. Silvana porque no ponto (c) o Homem pode ser batizado e não pode ser diácono?, Já que esta de acordo com as leis da Igreja .
    Não desconversa responda.
    Silvana carta de divorcio era um registro da época.MC10:4. 1Pedro 2: 13 “Por amor do Senhor, sede submissos, pois, a toda autoridade humana, 14 quer ao rei como a soberano, quer aos governadores como enviados por ele para castigo dos malfeitores e para favorecer as pessoas honestas. 15 Porque esta é a vontade de Deus que, praticando o bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos. 16 Comportai-vos como homens livres, e não à maneira dos que tomam a liberdade como véu para encobrir a malícia, mas vivendo como servos de Deus. 17 Sede educados para com todos, amai os irmãos, temei a Deus, respeitai o rei”. “ Cumpre-nos reconhecer o governo humano como uma instituição designada por Deus, e ensinar obediência ao mesmo como um dever sagrado, dentro de sua legítima esfera”. AA,69.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por causa do texto bíblico: "Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas." 1 Timóteo 3:12

      Excluir
    2. Silvana está resposta foi muito ingênua da sua parte . Não importa se a pessoa foi casada mais de duas vezes no tempo de ignorância.
      Estas pessoas estão aptas à função de diácono da Igreja já que se tornou uma nova criatura em Cristo Jesus.
      Se esta nova moda pegar na vossa Igreja vocês não terão mais diáconos nem diaconisa na, Igreja.
      Pois nesta época que vivemos muitas pessoas estão vindos de segundo casamento, mais sei que você não conhece a tua Igreja, pois até pastor com segundo casamento ela permite muito menos diácono, cota outra esta não teve graça.
      João 17:30.“Deus, porém, não levando em conta os tempos da ignorância, convida agora a todos os homens de todos os lugares a se arrependerem”.

      Excluir
    3. Ingênuo é você, mal-intencionado e ignorante! Não leu o texto do livro? Lá diz que a pessoa que não conseguiu o divorcio judicialmente e esta morando com outra pessoa não pode ser diácono e não que alguém que se divorciou judicialmente e se casou de novo não pode ser diácono. A igreja abre uma exceção para o casal não ficar sem salvação, pois Jesus diz que tem que haver batismo como sinal de verdadeiro arrependimento.

      Excluir
  13. “Mas o recrutamento compulsório cessou, a divulgação, também, e o Adventismo negligenciou o assunto, esquecendo, por fim sua história. Desde 2007, o exército dos Estados Unidos contava com cerca de 7.500 adventistas voluntários, quase todos servindo como combatentes”. PARA Não ESQUECER. Pg 180

    ResponderExcluir
  14. Pelo visto você anda lendo a meditação adventista deste ano?! Não se deve tirar os textos do contexto, por isso vou postar outro trecho da mensagem do dia 23 de junho da meditação.

    "Além disso circulavam histórias de muitos jovens adventistas ao redor do mundo que haviam sido presos e até martirizados, por se recusarem a empunhar armas ou trabalhar no sábado..."

    O autor não está dizendo que devemos sair da igreja e fundar outra por esse motivo, mas que a igreja está esquecendo sua história e seu relato é de 1961. Esse trecho não apoia os reformistas e suas ideias, pois afirma que antes de 2007 a igreja não tinha adventista servindo o exercício como combatente, mas algo precisa ser feito. Por que não começa por você esse movimento dentro da igreja para que os membros voltem ao que era antes??? Em vez de sair falando que ela não tem mais a presença de Deus por esse e outros motivos?

    E por fim entenda que se a igreja caiu no quesito guerra foi em 2007 para cá e não em 1914 como os reformista afirmam.

    ResponderExcluir

Ao fazer seu comentário lembre-se de falar sobre o tema da postagem e não coloque endereços de outros sites e blogs. Não publico comentários que não estejam de acordo com as regras.