Clínica Naturista Oásis Paranaense

A Clínica Oásis Paranaense é a única propriedade que pertence a igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma destinada a obra médico-missionária no Brasil e a
segunda no mundo. E atua na área da Medicina Alternativa.

Teve inicio em 19 de dezembro de 1980, no município de
Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, Paraná.Um de seus fundadores foi Antônio Tomé autor do
livro que foi processado por plágio pelos autores ex-reformistas do livro Medicina Alternativa de A a Z.

Inicialmente sua razão social denominava-se Hospital Oásis Paranaense, que foi alterada porque não tinham médicos formados em medicina. Por causa da legislação vigente na área da saúde tiveram que trocar o nome hospital para clínica e contratar um médico para assinar e ser responsável e que não era membro da igreja já que a Reforma é contra o uso de medicamentos alopáticos, exames e tratamentos da medicina convencional e acredita que pode curar todas as doenças através da medicina alternativa e não incentiva seus membros a fazer esse tipo de faculdade por ser contra, segundo eles, a reforma de saúde proposta por Ellen White. Mas finalmente um de seus membros já formado em Nutrição fez ou está fazendo medicina e agora podem ficar aliviados pois terão finalmente um médico formado na faculdade e que é membro da igreja em 30 anos de funcionamento da clínica.

Os tratamentos naturais aplicados na clínica são: Trofoterapia (terapia pelos alimentos), Fitoterapia (terapia pelas ervas), Hidroterapia (terapia pela água nos três estados), Geoterapia (terapia pela argila), Helioterapia (terapia pelo banho de Sol), Massoterapia (terapia pelas massagens), Cinesioterapia (terapia pelos exercícios físicos), etc. E possuem 50 leitos para um único médico.

O sistema de diagnóstico utilizado pelo povo reformista e na clínica Oásis Paranaense é a iridologia, que se propõe a usar os olhos, para diagnosticar problemas de saúde em detrimento de outros métodos muito mais eficazes. Confira logo abaixo uma matéria que saiu no site da uol um dos portais mais acessados na internet, sobre a iridologia:

"A iridologia tem falhado constantemente em se mostrar válida nos estudos científicos realizados até o momento. O próprio Dr. Bernard Jensen, o mais famoso iridologista americano do século passado, numa pesquisa clínica junto com outros dois experimentados iridologistas, falharam em identificar portadores de doença renal num grupo de 143 indivíduos, onde 48 tinham provas de função renal alterada.


Outro estudo que se tornou referência para os críticos da iridologia, foi realizado na Autrália. Um experiente iridologista australiano recebeu fotos da íris de 15 pacientes com 33 problemas médicos definidos. Ele errou cerca de 90% dos diagnósticos e ainda fez 60 outras descrições de problemas que não existiam. Em 1980, cinco iridologistas holandeses experientes foram apresentados a fotos da íris de 78 pacientes, para identificar quais tinham doença na vesícula biliar. Nenhum dos cinco conseguiu identificar os portadores de litíase biliar com uma precisão que fosse significativa do ponto de vista estatístico. Além de não conseguirem separar pacientes doentes de sãos, com um índice significativo de acertos, os três iridologistas apresentaram muitas diferenças entre si nos resultados, sugerindo uma interpretação muito subjetiva dos achados na íris.

Um estudo publicado recentemente no "Journal of Alternative and Complementary Medicine" ainda veio reforçar mais ainda essa impressão. Nele, 110 pessoas, sendo 68 portadoras de câncer em diversos órgãos, foram examinadas por um iridologista experiente para identificação do seu problema. O iridologista só acertou o diagnóstico de três pacientes, uma sensibilidade considerada não significativa.

Antes de ser proposta por Von Peczely, a iridologia era usada como método diagnóstico na medicina chinesa, indiana e por sacerdotes egípcios. A metodologia da medicina indiana sugere que a íris possa dar mais informações subjetivas e relativas a estados emocionais e espirituais, e não diagnósticos de localização como pretendiam os iridologistas ocidentais.

No mais, é preciso que, pacientes e iridologistas, fiquem cientes que o diagnóstico pela íris não tem o mesmo significado do diagnóstico patológico orgânico que a metodologia da medicina convencional faz, como mostraram os estudos." (http://www2.uol.com.br/vyaestelar/iridologia.htm)


São também adeptos da Colonterapia ou limpeza intestinal que é a introdução de um cano que introduzirá aguá morna dentro do intestino, através do ânus do paciente. Mas o que muitas vezes ocorre é que os pacientes não são previamente comunicados sobre os riscos que essa prática pode provocar. Há relatos publicados de perfurações do reto e peritonite secundária com necessidade de intervenção cirúrgica em casos de colonterapia. Há também casos descritos de insuficiência cardíaca e transmissão de doenças como a amebíase quando o equipamento utilizado não foi adequadamente esterilizado. Estas complicações aumentam muito quando o indivíduo é portador de uma patologia inflamatória ou de um tumor, que não foi previamente diagnosticado. Além dos riscos mecânicos, os pacientes também são expostos ao risco de desidratação, alterações eletrolíticas, síncope e distensão abdominal. Mais ainda, não existem na literatura, trabalhos científicos adequadamente desenhados demonstrando a eficácia deste método para o tratamento da constipação. Muito menos pode ser, este método, considerado eficaz para a desintoxicação de nosso organismo.

Segundo os terapeutas para um processo de desintoxicação do intestino grosso, são necessárias em média de 3 a 5 sessões. Para um tratamento completo e eliminação das placas (fezes negras antigas e mucos que ficam acumulados e aderidos nas paredes e vilosidades intestinais), são necessárias aproximadamente 10 sessões. Isso tudo para uma técnica que não tem comprovação cientifica que tenha qualquer efeito terapêutico positivo contra a constipação intestinal ou qualquer outra patologia. Por outro lado , existe substancial comprovação dos riscos deste procedimento para a saúde dos pacientes, especialmente quando aplicado por pessoal sem a devida especialização.

Ao fim de tantas controvérsias e contra indicações deve se repensar se esta é mesmo a obra médico-missionária proposta por Ellen White em seus livros sobre saúde e mesmo se vale a pena gastar nosso dinheiro com algo sem comprovação científica.


18 comentários:

  1. Parabéns Silvana pela avaliação e exposição tão clara do tema acima. Pena que os nossos irmãos não consigam perceber além desses aspectos citados a ligação tão intima existente entre a iridologia e o espiritismo. É como ja dizia o pastor Almir Azevedo: "Naturismo" Reformismo e espiritismo a tríplice e inseparável aliança.

    ResponderExcluir
  2. Lamento dizer que as informações contidas nesta apresentação é equivocada. Vem do tipo de pessoa que o objetivo é denegrir a imagem de quem um trabalho sério. Em primeiro lugar não alterado o nome por falta de médico e sim por questão do formato de atendimento que existe na Clínica. Consulte o CNPJ e verá que nosso atendimento é de Clínica e não de Hospital. Outro detalhe esclarecedor é que é impossível existir a Clínica sem ter um médico. Sempre teve médico para funcionar a Instituição. Outra coisa Espiritismo e iridologia não deve ser confundido. Não tem nada a haver. Desejo que vcs tenham muito sucesso indicando drogas em seus pacientes, só lamento que esses ensinamentos de vcs não tenham base nos escritos da serva do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem os da reforma e muito menos os tratamentos feitos pela clínica oásis tem respaldo nos escritos de Ellen White. Nunca li em seus livros sobre saúde ela indicando hidroterapia, geoterapia, fitoterapia ou mesmo mandando os doentes consultarem um iridologista. Você e todo povo reformistas devia ler mais Ellen White e principalmente os seus livros sobre saúde.

      Excluir
    2. Segundo Ellen White são 8 os verdadeiros remédios de Deus e em nenhum deles consta geoterapia, fitoterapia, lavagem intestinal, alimentação crua ou iridologia. Veja e aprenda!

      "Ar puro, luz solar, abstinência, repouso, exercício, regime conveniente, uso de água e confiança no poder divino - eis os verdadeiros remédios.! A Ciência do Bom Viver, pág. 127.

      Excluir
    3. Oi Silvana, Bom dia! Existe sim um livro de Ellen White, infelizmente não é da CPB e até estou à procura para comprá-lo por isto caí aquí.Enfim, este livro pequeno e de capa vermelha traz tratamentos naturais e lá contém entre outros, a cura do limão e a geoterapia. Meu pai tinha este livro, eu o peguei há uns 7 anos atrás e não consigo mais encontrá-lo.Ele não foi publicado pela CPB e se foi, talvez o tenha sido com outro nome. Mas a Geoterapia é muito boa. Minha mãe , que não é fã de tratamentos naturais pois é da área médica, estava com tendinite no ombro e o médico queria operá-la, meu pai insistiu com ela e a desafiou a usar a terra e ela o fez com persistência durante 30 dias, e não precisou fazer a cirurgia e até hoje nunca mais teve tendinite. Isto já há mais de 10 anos.Eu sou adventista do sétimo dia e estou à procura deste livro, que se não me engano era vendido pelos reformistas. Que Deus a bençoe e bom dia! Iza

      Excluir
    4. Izza eu entrei na reforma em 1996 e nunca vi esse livro. Sinto muito mas nunca vai encontrar um livro onde Ellen White tenho indicado geoterapia ou fitoterapia para curar doenças. Isso é conhecimento do mundo, especificamente das religiões espiritas, como budismo e induísmo. Pessoas que creem que a natureza é nossa mãe e que tem poderes curativos em si mesmas independentes de Deus. Você provavelmente não leu todos os livros de Ellen White, pois ela em nenhum indica chás para a cura de doenças.

      Quanto a livros da reforma não confie neles pois inventam textos e distorcem os livros de EGW para apoiar suas doutrinas e ideias. Depois vou fazer um post sobre isso.

      Excluir
    5. Eu estou condenado a morte por ter sido vítima de um erro nesta clínica.
      Entrei lá saudável e sai condenado a morte. Aconteceu em julho de 2000. O médico era o Dr Edivaldo P Baracho. O Tomé o dono .Tudo que ela fala está certo. Meu livro sai em Outubroagora

      Excluir
    6. Sonre hellen white ter usado a água em tratamento de saúde.
      "“No inverno de 1864, meu Willie ficou repentinamente e violentamente abatido com febre pulmonar. Acabávamos de sepultar nosso filho mais velho, que tivera a mesma doença, e ficamos muito apreensivos com relação a Willie, temendo que, também ele, pudesse morrer. Decidimos que não chamaríamos o médico, mas faríamos melhor que pudéssemos com ele, nós mesmos, mediante o emprego da água, e suplicar ao Senhor em favor do menino”.[23]

      Excluir
  3. silvana, o fato de um tratamento não estar nos escritos de EGW faz dele um tratamento ruim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ellen White não falou de tratamento em seus livros, pois eles não curam a causa das doenças. Ellen falou de como se livrar das causas das doenças. Ela falou de estilo de vida. Especificamente de 8 remédios de Deus e não tratamento. Tratamento só nos livra dos sintomas e nunca da causa.

      Excluir
  4. Pessoas que criticam tipos de tratamentos alternativos deveria estudar e pesquisar mais sobre estudos realizados e que comprovam a eficácia dos tipos de tratamentos que a clinica oásis tem realizado, e conversar com pessoas que já fizeram tais tratamentos e foram curadas coisa que a medicina tradicional não conseguiu ajudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nenhum mês que morreu uma jovem de vinte e poucos anos que morava do lado dessa clínica oásis no Paraná de câncer de pele. Os reformistas tinham até feito uma página para arrecadar dinheiro para comprar um remédio de 7 mil reais, mas infelizmente a pobrezinha morreu e essa clínica não teve tratamento eficaz contra o seu mau que a levou aos vinte anos. Se eles não conseguem curar um câncer, quanto mais outras doenças. O que eles fazem lá a medicina convencional também o faz. Eles não diferem do mundo.

      Excluir
  5. Para quem tiver interesse em conhecer a história dessa moça que morreu de câncer é só escrever nos comentários o seu e-mail pedindo mais informações que envio os links do site e do face dela para verem que o que falo é verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda o link rodrigopochmann@uol.com.br

      Excluir
    2. Já fazem mais de 2 anos que a moça morreu. Não existem mais o site e nem o seu facebook. Se quiser posso te mandar os prints que tenho de algumas postagens dela.

      Excluir
  6. Na ânsia de buscar uma "cura" e até o imediatismo muitos se deixam "levar" por métodos sem comprovação. É importante buscar informação em fontes oficiais e ou médicos devidamente treinados e credenciados. Tenham muito cuidado quando se trata de problemas de saúde. Tenha paciência, não desapegue da sua fé, siga com disciplina o recomenda o médico que lhe assiste. Saúde e paz.

    ResponderExcluir
  7. fui Adventista do setimo dia desde meu nascimento, e hoje, quer dizer a 16 anos sou adventista do setimo dia-movimento de reforma. conheço a doutrina das duas igrejas e também a prática cristã das duas. que Deus te abençoe e abra teus olhos assim como os meus foram abertos. a luz continuará a brilhar como a luz da aurora. importa saber quem aceitará.tenho provas cabais que Deus tem guiado minha vida e passo a passo tem me conduzido ao conhecimento de toda a verdade.

    ResponderExcluir
  8. Bem diferente do que esta escrito no comentário sobre a base de quem influenciou o "doutor Tome" a fundar a instituição l. Nunca foi a Ellen white. Foi sim, Miguel Lezaeta Acharam, um naturista chileno

    ResponderExcluir

Ao fazer seu comentário lembre-se de falar sobre o tema da postagem e não coloque endereços de outros sites e blogs. Não publico comentários que não estejam de acordo com as regras.